Páginas

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Por que devemos andar nos passos de Jesus?


1) Porque parecer com Cristo é o nosso chamado

   Jesus disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vol aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; achareis descanso para a vossa alma." Mateus 11:28-30. O próprio Jesus nos deu a graciosa ordem de ir a Ele a fim de aprender.

2) Porque parecer com Cristo é a nossa obrigação

  Professar que estamos ligados a Cristo pela salvação, nos leva ao dever de endossar esse testemunho verbal com um estilo de vida que reflete o caráter de Cristo. Essa verdade encontra-se no âmago da seguinte declaração de João: "Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece em nele, esse deve também andar assim como ele andou." 1 João 2: 5b-6. Fé em Jesus como Salvador e Senhor e conformidade com seu caráter são inseparáveis.

3) Porque parecer com Cristo é a nossa paixão

  Na salvação ao sermos levados a Cristo, percebemos que Ele se torna precioso para nós (1 Pedro 2:7). Quanto mais o conhecemos, mais desejamos conhecê-Lo. Então, ao conhecê-Lo mais e mais passamos a ser mais parecidos com Nosso Salvador,em nosso dia-a-dia.

4) Porque parecer com Cristo é o nosso testemunho

  Muito do que o mundo conhece a respeito de Jesus Cristo resulta da observação da vida daqueles que alegam estar unidos a Cristo. As opiniões que o mundo tem sobre Cristo refletem as opiniões que as pessoas têm sobre sobre os seguidores de Cristo.

5) Porque parecer com Cristo é o nosso destino

  Há um propósito para nossa vida. Como cristãos, estamos nos dirigindo a um destino que Deus planejou para nós antes mesmo de dizer "Haja luz". "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu própósito". Rm 8:28

Referência

Andando nos passos de Jesus
Autor: Larry McCall

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Há benefícios na provação?



              Bem, de acordo com a Palavra de Deus, a resposta é SIM. Para que nós possamos entender, gostaria de iniciar definindo a palavra provação “...ação ou efeito de provar.” Para ficar ainda mais claro, como este substantivo vem do verbo provar, significa “...demonstrar a verdade, a realidade ou autenticidade de...” Na epístola de Tiago no capítulo 1, ele dá inicio com uma saudação aos judeus convertidos que estão espalhados em terras gentias (povo que não é judeu).

Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações. Meus irmãos amados tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” Tg 1:2-4

                O que é interessante é que Tiago chama a atenção dos judeus cristãos que eles fiquem alegres no momento das provações. Naquele tempo, os judeus por causa das perseguições eles foram dispersos, foram momentos muito difíceis. Assim como o ouro, metal muito conhecido por nós e muito desejado por muitos. Ele precisa ser submetido ao fogo para que ele seja considerado puro, para que as impurezas que estão agregadas ao metal sejam separadas. Será que existe alguma semelhança com a vida dos seguidores de Cristo?

                Um dos maiores objetivos da provação é a confirmação da nossa fé, ou seja, demonstrar se a fé é verdadeira e autêntica. Jesus Cristo na sua onisciência sabe muito bem qual será a melhor forma de nos provar, através de enfermidades, problemas no trabalho, problemas na família, problemas financeiros, perseguições, difamações, injustiças...São através destas circunstâncias  que nós somos provados, mas em determinados momentos tentamos nos esquivar e nos livrar de situações como estas, ou muitas chegamos ao extremo de negar a fé, pensamos em jogar tudo para o alto, não aguentamos mais, “...pra mim já chega.” O crente maduro suporta as provações com alegria. Assim como o ouro que só é separado das impurezas através do fogo, que só podemos ser moldados em altas temperaturas (dor, sofrimento, problemas e etc.), e quando ele muda o seu estado de sólido para líquido, só assim o ourives pode trabalhar com ele, colocá-lo num molde. Nós por inúmeras vezes só nos dobramos ao senhorio de Cristo em situações adversas e até por vezes extremas. “Quando sou fraco ai é que sou forte.” Não desanime se você for reprovado em alguma provação, pois o Senhor Jesus providenciará outras para que sua fé seja confirmada e você se torne um cristão maduro e fortalecido em Jesus.

                O comportamento adequado, ao se encontrar a adversidade, é ter toda alegria, que não é uma reação emocional, mas uma avaliação inteligente e deliberada da situação de acordo com a perspectiva de Deus. Então, qual é a perspectiva de Deus? Encarando as provações como forma de crescimento moral e espiritual. Não regozijamos nas tentações em si, mas em seus possíveis resultados.

                Mas, o que fazer quando eu não sei lidar a com provação? Peça sabedoria a Deus, se você não souber, ELE SABE. “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” Tg 1:5. Será que existem áreas de sua vida que você alega ter fé, no entanto suas ações alegam descrença? Reconheça estas áreas. Decida agir na fé que você tem. Pratique hoje o que você proclama. Como? Tendo paciência para suportar as provações, meditando na Palavra de Deus, orando e em comunhão com os irmãos da Igreja você verá a sua vida transformada.

                Amados, em meio às provações Jesus está conosco, assim como esteve com Daniel na fornalha. Siga confiando Nele!