Páginas

sábado, 22 de janeiro de 2011

Responsabilidade de uns pelos outros


Gênesis 4:8-16
E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
            Por que Deus não aceitou a oferta de Caim?
            O tema de sacrifício de sangue, aparece na Palavar de Deus, como algo fundamental para o correto relacionamento com Deus e se acha expresso nas ofertas de Caim e Abel. Dando sequência à lição fundamental que Deus ensinou ao lidar com o pecado de Adão e Eva (3:21), a oferta vegetal de Caim, era o fruto dos seus próprios esforços, foi uma oferta de autojustiça e recusa a viver sob a aliança revelada por Deus. Este fato já demonstra que Caim não prezava por seu relacionamento com Deus, pois já desde cedo aprendeu com seu pai Adão como seria a maneira correta  de se relacionar com seu Deus, através do sacrifício da primícias de animais, sem defeito e o primogênito. 
            O tema do amor fraterno ocorre muito cedo na Escritura e está interligado com o amor a Deus; desde o início fica claro que Deus coloca uma alta prioridade na maneira como irmãos se relacionam. Em nenhum momento Caim demonstra arrependimento, mas apenas desejo de vingança. Nesta passagem, a questão da responsabilidade de um pelo outro surge pela primeira vez. Quando Caim faz a seguinte perguntam "Sou eu tutor de meu irmão?” O termo usado para “tutor” (hebr. Shamar) significa “guardar, proteger, prestar atenção ou considerar.” Somos nós reponsáveis pelos outros? “Sem sombra de dúvida”, é a resposta de Deus. Nós não somente somos tutores do nosso irmão, como também somos reponsáveis pelo nosso tratamento e pela nossa maneira de relacionar-se com os nossos irmãos (de sangue e espirituais).
            Em virtude do pecado de Caim contra seu irmão, Deus o amaldiçoa em toda a terra, retira a sua habilidade para o cultivo da terra, e o sentencia a uma vida como fugitivo e errante (v.12). Isto quer dizer que a falta de amor fraterno destina a pessoa à esterelidade e ausência de propóstio na vida. O que nós podemos aprender com isto? Que nosso relacionamento com nossa famíla, amigos e irmãos na fé está diretamente relacionado com o seu relacionamento com Deus.  Esta é a hora de se reconciliar com Deus e com seus irmãos. Não perca este dia que se chama “hoje”! Vá e demonstre o amor de Deus aos eu próximo em todos os momentos, não perca esta preciosa oportunidade.

Referência:

Adaptado da Bíblia de estudo Plenitude
Revista e Atualizada, 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário