Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

A sensualidade e seus efeitos


                Antes de falarmos de alguns efeitos da sensualidade, é necessário deixar claro que estamos lidando não apenas no nível do comportamento humano, mas com uma entidade demoníaca. Oséias  personaliza a sensualidade: “o espírito de sensualidade os engana.” Trata-se de um espírito, ou seja, um ser, uma entidade espiritual com uma personalidade definida.
A sensualidade como idolatria
                Oséias revela a sensualidade como um ídolo. Quando uma pessoa confia espiritualmente num ídolo, há uma troa de identidade da pessoa. Para a pessoa aquele ídolo fala, anda, ouve, etc., enquanto ela se torna embrutecida e insensível como tal (Sl 135:18). Isto é proveniente de um encatamento espiritual: “O meu povo consulta a madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito de sensualidade os engana e eles se corrompem..”
                A sensualidade é definitivamente concebida como pecado qudno um sentimento se torna um ídolo. Ídolo é tudo aquilo que ocupa o lugar que só Deus pode ocupar nas nossas vidas.
                Os sentimentos são por essência a área mais vunerável do ser humano. Aqui o ser humano é facilemente golpeado e noucateado. A vida espiritual de muitos começa a ir para a lona a apartir de uma derrota na área sentimental. Este é o ponto onde somos mais susceptíveis ao engano e a idolatria. Quando temos um determinado sentimento podemos ser levados a extremos críticos. É aqui que se aplica a grave advertência de Jeremias: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso: quem o conhecerá?” Jr:17:9
                Portanto, a raiz da idolatria está nos sentimentos e desejos. Muitas vezes, somos indulgentes em dar aos nossos sentimentos um lugar perigoso de autoridade. Com isto, a voz dos sentimentos tem uma forte tendência de se tornar estridentemente mais alta do que a orientação de Deus, passando a ditar o comportamento da pessoa, anestesiando a consciência, inibindo o discernimento (intuição) e comprometendo a capacidade espirirual de desenvolver relacionamentos saudáveis.
Autor: Marcos de Souza Borges
Livro: A face oculta do amor (espírito de sensualidade)
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário