Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O guarda roupa da mulher espiritual



Caros leitores:
  Apesar do título ser dirigo às mulheres, no entanto este estudo abrange os dois gêneros. Jesus os abençõe ricamente.

1)      O cinturão da verdade
O cinturão a que Paulo se refere era de fato bem largo, de couro ou metal, usado pelo soldado em redor da parte mais baixa do seu tronco para segurar a armadura bem apertada e para carregar sua espada. Era também usada para carregar dinheiro e outras coisas de valor. “Cingir” significa preparar para lutar (1Sm 25:13).
A verdade é a própria essência do evangelho: o plano de Deus para nos livrar da escravidão do pecado através da morte, do sepultamento e ressurreição sacrificiais do Seu Filho. Jesus disse: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Jo 8:32.
2)      A couraça da justiça
Esta parte da armadura (o equivalente atual a um colete à prova de balas) protege o coração e outros órgãos vitais do soldado. O cinturão da verdade é que o segura firme. Justiça simplesmente significa “ação correta”, “retidão”, ou “conformidade com a vontade de Deus.”  É importante lembrar que a verdade e a justiça sempre andam JUNTAS.
Salomão aconselhou: “Guarda teu coração, porque dele procedem as fontes de vida.” Pv. 4:23. Satanás frequentemente tenta comprometer nosso padrão de justiça com o argumento é por uma boa causa.”
3)      As sandálias do Evangelho da paz
Calçar as sandálias é símbolo de preparação. Nos tempos de Paulo, as pessoas não andavam calçadas dentro de casa. Colocar os sapatos indicava que você estava saindo da proteção da casa.
As Escrituras nos afirmam que “a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Fp. 4:7
4)      O escudo da fé
Vários tipos de escudo eram usados nos tempos de Paulo, mas essa analogia se refere a um escudo retangular grande que protegia o corpo inteiro. Era comum o soldado “ungir” seu escudo com óleo para que refletisse os raios do sol como forma de cegar o inimigo e também desviar seus ataques.
É importante termos fé em Deus- não fé na fé. Nossa confiança em Deus precisa ser baseada no Seu caráter e confiança, não nossa habilidade de seguir uma fórmula. As Escrituras dizem que “sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”Hb. 11:6

5)      O capacete da salvação
O capacete não só protege a cabeça do soldado na batalha, ele carrega a insígnia ou símbolo que identificam a qual exército ele pertence. Em 1 Ts. 5:8 “sejamos sóbrios, revestindo-nos da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação.” A esperança da salvação protege o crente dos ataques à sua mente, um dos alvos principais de Satanás.
6)      A espada do Espírito
A espada é usada não só para nos defender contra o inimigo, mas para atacá-lo de forma ofensiva. A espada de Paulo é a Palavra de Deus. “tomai também...a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus”. Ef. 6:17

Referência:
Manual da mulher para a batalha espiritual
Autoras: Quin Sherrer
                  Ruthanne Garlock
Editora: Atos/1996


Nenhum comentário:

Postar um comentário