Páginas

domingo, 21 de outubro de 2012

PERDÃO: a marca de quem ama




Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair. Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava.
Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus. Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.
E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é? Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o pão  molhado. E, molhando o pão, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão. E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto. Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres. E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite.”
João 13:21-30
         Nesse texto, nós podemos observar a atitude de Jesus  para com um dos seus discípulos, mas precisamente àquele que iria traí-lo. Quando o apóstolo João faz a pergunta “Senhor quem é?”. Jesus responde com uma atitude. “É aquele que eu der o pedaço de pão molhado.” Mas, o que esse gesto significa? De acordo com os costumes da época, só se dava um pedaço de pão molhado no vinho a quem se queria prestar honra. Mas porque Jesus queria honrar aquele que Ele sabia que iria traí-lo? Jesus nos deixa uma mensagem poderosa sobre o perdão. Jesus estava mostrando para Judas que apesar de saber que Ele iria traí-lo, Ele o amava.         
Quando nós perdoamos significa que nós estamos dando uma nova chance a pessoa que nos ofendeu para se arrepender, se retratar e tomar a atitude correta.
         A partir do versículo 34 o Senhor começa a falar de um novo mandamento, “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13:34-35. Porque é através do amor é que os seguidores de Cristo serão conhecidos.
         Então, o perdão é a chave para a vida daqueles que escolheram ser semelhantes a Cristo.  O perdão é uma decisão do discípulo, não está baseada apenas em sentimento. O perdão precisa ser exercido diariamente, e quantas vezes forem necessárias; nas nossas famílias, no local de trabalho, na Igreja.
         O perdão é a marca daquele que experimentou o perdão de Deus Pai “E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal.” Lucas 11:2-4
         O perdão é a marca daquele que era escravo e hoje é livre.

E VOCÊ JÁ PERDOOU QUEM TE OFENDEU HOJE? Perdoe e seja livre!!!
        


Nenhum comentário:

Postar um comentário