Páginas

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Perdão: uma excelente escolha

             A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação e foi algumas vezes usada no sentido de perdoar um débito financeiro. O perdão é uma escolha, e não é sentimento, como muitos pensam por aí. Você já ouviu a frase “não estou sentindo que vou perdoar fulano de tal...” Você não precisa sentir, a atitude correta é tomar a decisão de perdoar a pessoa que te feriu no dia que se chama hoje. O perdão fala de misericórdia, mas não deverá ser confundido com a tolerância e permissão do pecado. O Senhor perdoará ou punirá o pecador, dependendo da reação do pecador ao evangelho, mas ele não tolera a iniquidade.
O pecado danifica as relações entre as pessoas como prejudica nossa relação com nosso Criador. A pessoa contra quem se pecou frequentemente se sente ferida, talvez irada pela injustiça do pecado cometido. O perdão é necessário para a cura espiritual da relação, mas precisamos preparar nossos corações para perdoar. Precisamos aceitar a injustiça do ferimento, a deslealdade do pecado, e ficarmos prontos para perdoar. Mesmo se o pecador se recusar a se arrepender, não podemos continuar a nutrir a raiva, ou ela se tornará em ódio e amargura (veja Efésios 4:26-27,31-32). Ainda que o pecador possa manter sua posição como transgressor por causa de sua recusa a se arrepender, seu pecado não deverá dominar meu estado emocional.
Vamos ver o que a Palavra de Deus nos diz sobre este tema tão importante, “Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si mesmo.” 1 Jo 3:15. E Jesus disse “E, quando tiverdes orando, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.”Mc 11:25.
            Quando alguém não decide perdoar, acaba andando em trevas. “Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão até agora, está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.  Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.” 1 Jo 2:9-11. Pelo fato de não poder ver claramente, acaba-se ficando confuso e o tropeço é inevitável. Isso interfere na capacidade de julgar corretamente, e assim acontecem os o erros. Outras pessoas percebem tudo isso, pois o rancor aparece no rosto, nas palavras e nas ações daqueles que o carregam consigo. Mesmo que não consigam identificar especificamente o que é, as pessoas vêem isso e não se sentem à vontade perto de nós. Quando decidimos perdoar, não apenas nós mesmos somos beneficiados, mas também as pessoas ao nosso redor.

Referências:
 Stormie Omartian
 Allen Dvorak 

Nenhum comentário:

Postar um comentário